13 fevereiro, 2014


Desde que abriu o Red Mix aqui no Imbuí tenho feito mercado lá. Perto da minha casa, é o que tem as melhores frutas e verduras e, parece, os preços mais baixos.

É pra fortes: não tem ar condicionado, a reposição das mercadorias acontece todos os dias ao mesmo tempo, repositores com carrinhos motorizados por tudo que é lado e no final da tarde o gerador sempre pisca, falta luz sempre nesse horário por cerca de 2 ou 3 segundos.

Mas tem um encanto que nenhuma outra rede tem: é um hiper mercado popular. E o que isso significa? Que os funcionários aparecem. Os funcionários falam, brincam uns com os outros, não existe aquele clima de subserviência que encontro nas outras lojas. E que eu detesto. Que me causa um mal estar terrível. É absolutamente constrangedora a nossa herança escravocrata, servil.

A cena que presenciei hoje foi típica de lá. Vi um rapaz partindo uma melancia linda. Quando me aproximei pra pegar, chegou um homem e pediu pra ele escolher uma melancia. O funcionário respondeu: Escolha uma". O homem disse que não sabia. "Rapaz, vá lá, tente, quem sabe você consegue dessa vez!" Quando o funcionário partiu a melancia que o homem escolheu, a fruta estava vermelha, suculenta, sensacional. 
"Tá vendo aí?", disse orgulhoso o rapaz, "O freguês tem que tentar!"

M.

2 comentários:

Tania regina Contreiras disse...


Olhar atento. E tudo torna-se letras
vivas em alma sensível!
beijos, Martha!

Carlos Barbosa disse...

Oi, Martha, esse Red Mix faz falta aqui na Pituba. O pisca-pisca do final da tarde, creio, é o desligar da rede e a entrada do gerador da loja, medida de economia, segundo ouvi em outro Mix, onde acontece a mesma coisa. Grande abraço, leves compras e longa vida. (carlos barbosa)

A Chuva de Maria

A Chuva de Maria

Muadiê Maria

Muadiê Maria