19 setembro, 2013


Relançamento dos livros Muadiê Maria,de Martha Galrão e Alforrias, de Rita Santana, no Palacete das Artes.

No dia em que começa oficialmente a primavera, sábado, 21 de setembro, o jardim do Palacete das Artes, na Graça, será palco do relançamento dos livros “Muadiê Maria”, de Martha Galrão e “Alforrias”, de Rita Santana. O relançamento dos livros das duas poetas baianas acontece dentro da programação de mais uma edição do projeto Trocando Palavras. 
Maudiê Maria é o segundo livro de Martha Galrão, fruto das postagens publicadas em seu blog, de nome homônimo. A experiência de publicar em blog tem entre os seus aspectos positivos, o contato direto com os leitores, que assim podem deixar comentários sobre a obra de Martha, como fez a professora e ensaísta pernambucana Claudia Cordeiro, “Li "Cartas Bahianas" de Martha Galrão, em bela e criativa edição. O livro tem poucas páginas, mas é denso demais para ter outras, porque Marthinha tem mania de comover verticalmente, até o mais profundo de nossos abismos, hospedeira que é da poesia em verso ou em prosa”. 
Lançado em maio deste ano Muadiê Maria, integra as “Cartas Bahianas”, da Editora P55, coleção que vem lançando os principais nomes da literatura baiana atual. “O livro de Martha é uma autobiografia, um diário, poemas, uma história real ou inventada? Nada disto e tudo isto”, classifica o idealizador da coleção, Claudius Portugal.
Alforrias, de Rita Santana, Editora EDITUS, recebeu do jornalista Marcos Navarro os mais rasgados elogios. Para Navarro o livro retrata o momento em que o amor vai à forra. “Há uma diferença sutil entre o poeta que milita e aquele que devaneia com a poesia. Não que uma perspectiva de expressão possa anular a outra. Muitas vezes a militância e o devaneio caminham juntos. Em outras ocasiões, o devaneio vira militância. Entretanto, desfeito o jogo de palavras, fica claro quando o autor abraça o tema a ponto de tornar-se patente o seu engajamento, até mesmo nas entrelinhas do poema. Tal impressão me saltou aos olhos ao contemplar Alforrias, o mais recente livro de poesia da atriz e escritora Rita Santana.”


Nenhum comentário:

A Chuva de Maria

A Chuva de Maria

Muadiê Maria

Muadiê Maria