30 abril, 2013



Law and order ou Esse papo já tá qualquer coisa

Lembram da Árvore do Esquecimento? No antigo Benin, quando os civilizados europeus sequestravam e escravizavam os selvagens africanos, antes de embarcarem nos navios negreiros, obrigavam as mulheres a dar sete voltas nesta árvore, e os homens, nove voltas. O objetivo era simbolicamente fazer com que aquelas pessoas selvagens esquecessem seu passado, sua cultura, suas memórias e se submetessem a perversidade e dominação dos civilizados.

Vou confessar a vocês que esta palavrinha nada inocente: civilidade, tem machucado meus ouvidos desde a Revolta das Caxirolas. Porque sou traumatizada. Ainda pequena, na escola, eu aprendi que há muito tempo, belas e civilizadas caravelas chegaram aqui em nosso futuro país, cheinha de civilizados portugueses que brigavam civilizadamente com civilizados espanhóis para ver quem dominava mais povos e roubava mais terras.
Chegando em nossa futura terra, esses homens, civilizadamente vestidos, chamaram de índios as selvagens pessoas que moravam aqui, e pasmem: estavam nus! Quanta falta de civilidade. Bom, aí os civilizados portugueses estupraram as selvagens mulheres  e tentaram escravizar todos os selvagens. Mas os selvagens eram uns preguiçosos, não queriam trabalhar, o jeito era matar, e os civilizados portugueses os dizimaram.
Para os que sobraram, o jeito era civilizá-los. Com a ajuda da civilizada igreja católica destruíram a sua cultura, a sua fé, crenças, memórias, civilizadamente pisaram na individualidade de cada índio selvagem.
Vamos salvar mais almas! Pensaram os civilizados europeus e até o século passado tinha europeu civilizado invadindo, roubando e torturando selvagens africanos. A tal Árvore do Esquecimento, lembram?

E hoje, em nosso país? Civilizadamente aceitamos a rígida estratificação social criada pelos civilizados colonizadores, aceitamos que exista saúde para ricos e saúde para pobres, aceitamos e propagamos a falácia que a educação vai nos salvar - a educação civilizada é feita para o capital e não para a liberdade, a educação dos civilizados é feita para manter o funil do vestibular, a civilizada educação é feita para manter tudo como está, cada um no seu lugar, a rígida estratificação civilizada, os que mandam, os que obedecem, a educação em nosso mundo civilizado sabe muito bem o que quer: manter as classes devidamente e civilizadamente separadas - aceitamos transportes urbanos feitos para oprimir e humilhar, aceitamos casas penduradas nas encostas, aceitamos prisões cheias e bandidos de alto escalão soltos, aceitamos, aceitamos, aceitamos civilizadamente votar e referendar tudo isso de tempos em tempos.

Eu proponho que nós, os não civilizados, demos uma volta simbólica na Árvore do Lembramento, as mulheres sete voltas, e os homens, nove, no sentido contrário ao que os nossos civilizados antepassados portugueses obrigaram os nossos selvagens antepassados africanos.

Martha

Nenhum comentário:

A Chuva de Maria

A Chuva de Maria

Muadiê Maria

Muadiê Maria