11 outubro, 2010

Votar nulo não é lavar as mãos. O voto nulo é para quem não quer legitimar este modelo neoliberal violento. O voto nulo é um voto legítimo para quem não quer continuar se contentando (enquanto população brasileira) a comer os farelos do bolo. O TRE tem tanto medo do voto nulo que diz que não é possível, etc etc...

Sinceramente, para mim, esconderijo era o que eu vinha fazendo há anos: escolhendo o que me parecia menos pior. As propostas e as ações de Dilma e de Serra não são significativamente diferentes, olha os slogans: um vai continuar o que Lula continuou de FHC e outro vai ampliar o que o governo Lula ampliou do governo FHC. No final dá tudo na mesma.
São tão parecidos que o PV pediu 10 dias para se decidir, rsrsrs...ô decisão difícil.
Não me interessam essas propostas.

Tinha muita afinidade com o PT, votei nele muitas vezes. E com paixão. Mas estou decepcionadíssima.
Fiquei triste em ver Wagner ser reeleito com mais de 4 milhões de votos. Isso legitima o bom governo que ele faz para os empresários. Br 324 privatizada, quem quiser fugir da Bahia, que vá a pé. Hospital do Subúrbio tão esperado e tão necessário: administração privada. Reconstrução do estádio: OAS, Odebrecht, com financiamento do BNDES (ahhhhh!!!!) e direito a mando de campo por 20 anos!!! Fora o fato absurdo dele não ter interferido na forma malvada, desrespeitosa e violenta que as barracas de praia foram destruídas. Fora a situação da nossa saúde. Fora o descaso com a educação. Fora a campanha cruel, escrota e indigna, visivelmente elitista que reserva aos dependentes de crack o caixão ou a cadeia. E os cordeiros continuam a puxar a corda para as grandes estrelas.

Hoje uma amiga me ligou me pedindo para votar em Dilma, pois "se Serra for eleito não conseguirá governar com a maioria do senado na oposição", que tipo de senadores petistas e aliados são esses??!! Essa guerra de aborto/não aborto só explicita isso: O PT dizendo: Quero continuar no poder! E o PSDB: Quero o poder de volta!! Não consigo ver diferenças importantes e alvissareiras que me levem a votar em um dos dois partidos. Porque a discussão é muito maior que Dilma ou Serra, deveria ser de idéias, propostas, etc....

Acho realmente assustador para a nossa democracia o PT levar 12 anos no poder! Mas mesmo assim não votarei em Serra.

Dizem que o PT está mais sensível as mazelas sociais. Não me parece. A reforma agrária não aconteceu, as chacinas contiuam matando, impunemente, as pessoas pobres diariamente nas periferias. As escolas públicas não conquistaram dignidade e respeito, continuam, de maneira geral, como instrumento para humilhar e colocar o boi na boiada. As pessoas continuam sem saúde pública, as crianças continuam abandonadas e violentadas nas ruas do país, as mulheres continuam sendo assassinadas por seus companheiros e as mulheres pobres continuam morrendo penalizadas por fazer aborto. Só me vem na cabeça agora, a voz de Lula dizendo para aquele rapaz negro, pobre e morador de uma favela no Rio: Tênis? Pra que você quer fazer tênis, porra? É esporte de elite!
Você viu esse vídeo? Cabral e Lula escutando as reivindicações desse rapaz de maneira totalmente jocosa, preconceituosa e racista?

Então é isso, a quem interessar possa: na eleição, direi: não ao neoliberalismo, não a Michel Temer, não a Collor, a Sarney, a Dilma, a Serra, Lula, Índio, Marina, Erenice, Zé Dirceu e quem mais se aliar.

Martha

8 comentários:

Laura_Diz disse...

Sinto muito pelo seu primo- tristíssimo isto.
Vc tem razão, sua leitura é correta, mas mesmo assim eu prefro o governo do Pt do q o do PSDB. Aqui melhorou bastante em algunsa aspectos, já contei mo blog- tnb me cansa este assunto- tenho nojo deste povo. Mas, como disse, os mto pobres vivem melhor aqui e a UFRN recebeu mt dinheiro- sei pq conheço chefes de departamentos.
Um forte abraço, Elianne-laura

Marcus Gusmão disse...

Assino cada letra, cada vígula, cada dois pontos, cada três pontos, cada ponto de exclamação e, principalmente, cada ponto de interrogação do seu texto.

Luis Claudio disse...

Martha,

Vc expressou em cada palavra o meu sentimento diante dessa política brasileira. Também votei no PT mas hoje eu não sei se votaria novamente. bjão

Gerana Damulakis disse...

Martha: passei só para enviar um beijo para vc.

Anônimo disse...

Martha,
muito bem claro e revelador da política deste país. Suas ideias e reflexões com relação à mudança não feita pelo PT no poder também são verdadeiras, as alianças políticas continuam dando cargos e "benesses" a esses aliados. Mesmo assim ainda sou PT pelo que tem sido feito nesses anos de governo. Ideologicamente, fui Marina, mas a sua suposta neutralidade me deixou com o pé atrás na política deste país.

Anônimo disse...

Uma outra possibilidade pros 10 dias que o PV pediu: Tempo para negociar seu apoio. Afinal, ninguém é santo neste jogo.

Ana Cecília disse...

Querida Martha,

concordo com você que o governo do PT fez pouco, muito pouco, se confrontado com a sensibilidade de uma poeta como você é. Mas mesmo este pouco, muito pouco, tem sido negado ao povo por décadas, por séculos. Vou votar nesse projeto novamente, por imperfeito que seja. No mais, a luta continuará, sempre, a cada dia, por dignidade, justiça, igualdade, ética.
Acho muito bom, porém, que tenhamos segundo turno. Somos um país complexo, e nenhuma voz deve ser hegemônica a ponto de silenciar outras, que precisam se expressar. Respeito seu posicionamento. Do contraponto de diferenças é que podemos crescer, penso eu.
Abraço grande e meu carinho pra você nesse momento.

Non je ne regrette rien: Ediney Santana disse...

wagner é o fim

A Chuva de Maria

A Chuva de Maria

Muadiê Maria

Muadiê Maria